domingo, outubro 29, 2006

A energia e o sol!

Já há algum tempo que venho a prestar atenção às medidas do nosso Governo. Pese embora o facto de não existir, ou eu ainda não ter descoberto (perdoem a ignorância), um local onde possamos ler todas as medidas que estão a ser adoptadas tenho tentado manter-me informado.

Venho aqui então deixar as minhas felicitações a duas decisões a meu ver, muito acertadas na política energética do nosso país. E perguntam vocês: MAS FELICITAÇÕES BASEADO EM QUÊ??? Primeiro o anúncio de super-investimentos em parques de energia eólica (cerca de 1000 milhões de euros) e depois o anúncio de investimentos para o desenvolvimento de um cluster de Energia Solar.

É motivo de orgulho pois se no caso da energia éolica "apenas" se pretende a instalação de parques e de ventoinhas com tecnologia importada, para a energia solar temos um plano estratégico (um daqueles que parecem ser mito urbano!). O Governo anunciou um pacote de 100 milhões de euros para o desenvolvimento de tecnologia solar portuguesa! Isto num acordo com a Vulcano/Bosch e as entidades de Aveiro! Isto para permitir que se desenvolva tecnologia e se crie capacidade produtiva para as nossas necessidades e para exportação! Palmas para os intervenientes!!!

Alguns dias depois li na imprensa que Portugal é "" a 4ª maior potência no que diz respeito a projectos eólicos e o país da Europa com o maior potencial de implantação de energia solar.

E já agora para que todos saibam....32% da nossa electricidade já provem das "energias renováveis"! Sabendo que assinamos para o tratado de Quioto um nível de 39% ainda temos de trabalhar, mas já estamos perto!

Acredito que partilhem comigo este momento de alegria!

6 comentários:

HNunes disse...

Vamos ver se consigo ajudar-te a manteres-te informado e actual. Espero que este site seja interessante não só para ti mas também a todos os que leem o teu Blog.
http://www.parlamento.pt/
Aqui dentro poderás efectuar pesquisas sobre vários assuntos.

No endereço abaixo citado encontras e podes fazer o download do relatório do orçamento do estado para 2007.

http://www.dgo.pt/oe/2007/Proposta/index.htm

Sobre o Cluster espero q realmente vá para frente. Todos nós sabemos q nós ainda não fomos bafejados, com a descoberta de reservas associadas às fontes dominantes de produção de energia - petróleo e gás natural. Assim sendo se queremos atingir os nossos objectivos de Quioto, temos q apostar em força. O Artigo 2 alínea(a)do protocolo de Quioto de entre muitas coisas, diz que cada país q assinou o mesmo, deve promover: "A pesquisa, a promoção, o desenvolvimento e o aumento do uso de formas novas e renováveis de energia, de tecnologias de sequestro de dióxido de carbono e de tecnologias ambientalmente seguras, que sejam avançadas e inovadoras;" ou seja portugal está sem dúvida no bom caminho.

A EDP que lidera o Consórcio Eólicas de Portugal está de parabéns pela proposta apresentada. Acho que não me vais levar a mal, eu enriquecer o que escreveste, adicionando mais um pouco de informação. Segundo dizem a proposta da EDP foi tão boa que mereceu por parte do juri, uma atribuição de mérito especial. Esta atribuição, levou a uma subida na atribuição da potência que, passou de 800 para 1200 megawatts.
Estando o consórcio com receio de ter que baixar a mão de obra, este ganho extra, vai fazer com que o número de postos de trabalho directos a criar 1800, não sofra alteração.

Pelo que percebi o contrato será assinado dia 31/10 em V. Castelo, no dia 01/11 arranca a 1ª das 7 fábricas de pás que, irão ser construídas de raíz. Esta estará concluída em Out/2007 e o 1ºParque eólico entra em funcionamento em 2009.

Como não há "bela sem senão", vamos ver se:
- Os prazos se cumprem;
- Se daqui por uns tempos não temos artigos escritos sobre os lobbys agregados a este negócio;
- Se o valor a investir não vai ser largamente ultrapassado;
- Se, etc...

Lindo, continua atento sobre o fazemos.
Nhufas

Unknown disse...

E após este post ser colocado foi anunciado um mega-investimento para Viana do Castelo.

Além do que vamos ter 7 fábricas de pás e material para os geradores!

Parabéns aos promotores deste parque e deste grande projecto.

Já agora o impacto disto no PIB da região é de +2.6% e 1500 empregos directos!

Agora digam lá que a enerfia renovável não compensa!!!! :-)

HNunes disse...

Hum... Bem... Só posso achar q foi falta de atenção. O que me dizes da bomba q vai estoirar na banca, qdo for aprovada a lei que vai sanar o problema do arredondamento do cálculo dos juros? Achas que o Zé Povo vai poder reclamar e receber os retroactivos?

Unknown disse...

Acho que não!
E acredito que os bancos estão já a preparar mais algumas medidas para conseguirem recuperar o lucro perdido.

De qualquer forma é uma boa notícia para todos nós que assim vemos pelo menos alguma redução nas prestações a pagar ao banco.

Era realmente incrível termos um spread 0% ou por aí e depois arrendondamentos de 0,25%!

HNunes disse...

Mas segundo o DN de ontem, nós os clientes bancários, vamos poder contar com as associações de defesa do consumidor, "no processo de reclamação dos arredondamentos cobrados indevidamente no cálculo dos juros dos empréstimos à habitação".

A SEFIN foi a entidade que apresentou a queixa ao banco de portugal e está disposta a ajudar o consumidor nessa luta. A mesma já efectou alguns acordos com vários escritórios de advogados e serão estes que irão judicialmente representar os consumidores que queiram reclamar junto dos tribunais.

O problema aqui, reside no facto de não se conhecer ainda em que moldes esse procedimento poderá ocorrer - via judicial ou mecanismo previsto pelo própria lei.

Claro que para conseguir este apoio nós, consumidores teremos que nos tornar sócios desta entidade.

Para os que estiverem interessados as condições neste momento são as seguintes:
- Pagmto de Joia no valor de €75 + quota.
- Valor a pagar pelas acções judiciais, será simbólico.

E a DECO perguntamos nós? pois é essa prefere agir com pézinhos de lã. Ou seja vamos ver no que dá, avaliar e depois pensar como agir.

O certo é que a lei já foi aprovada na passada 5ª feira em C.Ministro, agora vamos ver como se safa na AR.

A Secretaria do estado de defesa do consumidor informa que a prática seguida pelos bancos: "fere princípios básicos da legislação comunitária e nacional relativa às cláusulas abusivas nos contratos celebrados com os consumidores (Directiva nº93/13/CEE do Conselho, de 5 de Abril de 1993, transposta para o direito português pelo decreto-lei nº220/95, de 31 de Janeiro de 1995)".

Fico com algumas dúvidas como por exemplo:
- Porque é que a SENFIN esta completamente empenhada e a DECO retraída?
- O que é um valor simbólico? (é que a SENFIN diz ser esse o valor partindo do princípio q irão ter mtas reclamações)
- Porque é os bancos estão mto calados?
- Caso sejamos ressarcidos dos valores, como é que isso se irá processar? reverte a favor do próprio crédito?
- E a partir de que data/ano é que se inicia a contabilização?

Bem, lindo sei que nos vais tentar responder.

Nhufas

Unknown disse...

Para informação.

A DECO informou hoje que estaria disposta a ajudar os consumidores a falarem com os bancos de forma a reverem os contractos por motivo de arredondamente.

Resta saber quanto custará esse serviço! Bem-vinda a bordo DECO.

De qualquer forma está-se a estudar a retroactividade da lei, o sector bancário já anunciou que caso isso acontece irão remeter o caso para tribunal.

Aconselho-voa a reverem a vossa situação de arredondamento rapidamente antes que fiquem suspensos pela lei.