quarta-feira, setembro 13, 2006

O petróleo da vergonha!

Hoje fui pôr gasóleo! Atestei o carro, como sempre, e reparei no preço do litro do combustível. Gasóleo a 1,086€! E pensei...porra isto está mesmo mau, a guerra do Líbano e a tensão nuclear do Irão estão a dar cabo da economia mundial! O preço do petróleo não vai baixar mesmo!

Bom paguei, comprei o jornal e vim para casa a pensar: "tenho de ver a cotação do petróleo...só para saber como está a coisa".

Primeiro procurei notícias sobre o petróleo e o preço dos combustíveis, procurei, procurei e nada! Os dossiers mais recentes são de Março de 2006?!?! Depois fui ver a cotação e surpresa (secalhar só para mim que sou pouco informado e não vejo todos os dias a cotação do Brent!) o preço do petróleo está a baixar à 7 sessões consecutivas e já está abaixo dos 64 dólares por barril! Para os que como eu são leigos na matéria, existem 2 cotações de Crude: uma em NY e outra em Londres (este sim é o Brent) e o mercado português rege-se pela cotação de Londres.

Ora então fui a alguns sites de imprensa portuguesa e descobri que a última alteração do preço dos combustíveis tinha sido em Maio de 2006 e que desde aí se mantinham os preços. Mas os preços MANTÊM-SE BASEADO EM QUÊ????

Quer dizer, Portugal está a passar a maior crise económica dos últimos 25 anos, o bolso dos portugueses está cada vez mais apertado e em algo tão banal os preços mantêm-se nos níveis mais elevados? Níveis esses que foram na altura justificados por um preço de 75$ o barril quando a cotação de hoje é menos 10$ por barril? Amigos isto é uma diferença de 15%!!!!!

Será que o nosso governo não olha para isto? Será que as autoridades competentes não verificam este "produto"? Ou será que o Estado e todas as médias e grandes empresas já conseguiram negociar um desconto para eles e para não variar é o Zé Povinho o eterno sacríficado?

O preço dos combustíveis tem hoje em dia um impacto brutal nos nossos orçamentos pois até os transportes públicos já estão indexados ao Brent!

Claro que agora percebo porque a nossa gasolineira (não se pode referir nomes para não ferir susceptibilidades) está em grande, porque é que apresentou no passado os melhores resultados semestrais de sempre e porque é que estão todos (leia-se grupos empresariais e Estado) tão interessados na compra das acções da dita empresa! Ela é um instrumento para roubar os Portugueses! E melhor ainda sem ninguém reclamar!

A minha indignação levou-me a escrever para a Galp a pedir justificações! Vou fazer o mesmo para a BP e Repsol e talvez repita o pedido de esclarecimentos várias vezes por semana. Mais ainda já desafiei um dos nossos jornais a fazer um artigo sobre o tema!

Mais vou-me dedicar nas próximas semanas e elaborar um pequeno estudo para perceber qual é o grau de roubo! E tu? O que vais fazer?

4 comentários:

Nelson S. disse...

A oscilação do preço do brent faz-me lembrar uma coisa que existe na escola, que se chama "Avaliação Continua". E explico porque:

Porque ela so é mencionada quando é para foder o aluno, ou seja:

aluno - mas ó stora, eu tenho vindo a melhorar as notas!

stora - pois, mas nao nos podemos esquecer das notas mas. Lembra-te que a avaliação é continua.

--------------Fodeu-se o aluno------


aluno - ó stora mas eu tenho tido sempre positiva, agora é que tive este deslise!!!!

Stora - Pois é , mas agora deitas-te tudo a perder.

Quem é que se fodeu??? o aluno


Moral da historia: Vinho que vai para vinagre ja nao volta a vinho

subiu, mas ja nao desce. e se descer... o resto ja nao desce.

Unknown disse...

Desce!!!! Hoje no Diário Económico já estavam a dizer que o nosso consumo esta a descer 5% por causa das importações de combustíveis de Espanha. É só um meio de comunicação social tocar no assunto que começam a descer os preços!!! Os sacanas é que não estão interessados....(porque será?)

HNunes disse...

Bem, o que é que eu vou fazer?
1º-como não domino o assunto, não vou cair no atrevimento de comentar cotações da bolsa. Por isso vou aguardar o teu estudo para aprender. Embora, se me debruçar um pouco no assunto algo fique na minha pequena massa cinzenta.
2º-Vou continuar a ler os comentários do Sr Nelson pois percebi perfeitamente a teoria. Está tão claro q até uma loura como eu chegou ao cerne da questão. Tiro-lhe o meu chapéu cavalheiro.
3º-O Zé Povinho, já está tão habituado a ser espremido que já não faz nada. São pessoas como Tu que lutam por ele. Além disso temos que ir trab e como tal continuamos a por combustível, a refilar para dentro porque precisamos.

Força Sr Dr pique os miolos da Com. Social, faça-os acordar e obrigue-os a escrever.

HNunes disse...

Olá ia eu hoje pela estrada fora e eis que ouvi esta fenomenal notícia: O preço do combustível vai baixar e mais qlqr coisa em realção ao gasóleo.
Fiquei feliz claro e pensei: "Hum!!! será que estão agora a receber as tuas cartas? Tss Tsss Tssss."
Pois é amigo, penso que chegaram finalmente à conclusão que já não dá para continuar a ir-nos ao bolso.
Jokas