terça-feira, julho 11, 2006

O rescaldo.

O Mundial acabou! Com ele um mês cheio de futebol e de emoções. Passámos dias em angústia, nervosos, desiludidos, desapontados, ou cheios de esperança, confiantes, orgulhosos e alegres! Foi díficil, e é díficil juntar tantas culturas, tantas gentes e tanta emoção. Até um país frio como a Alemanha é capaz de se mascarar de futebol e viver o desporto "rei" de maneira única.

Foi um mês em que, tal como todos os jornais afirmam, não houve crise, problemas diplomáticos, económicos ou sociais!!! Agora é tempo de voltar à rotina, mas também ela um pouco diferente, afinal somos o 4º país do mundo e 2º da Europa! Isto no futebol, no resto continuamos a nossa caminhada mediocre e crise económica. Mas será isto mesmo verdade ou somos influenciados pela nossa própria miopia e sentido de pequenez??

É ainda importante realçar duas ou três situações ridículas:

1) Ficamos em quarto, recebemos os nossos "heróis" no Estádio Nacional, com a alma lusitânia ao rubro! Mas para cantar o hino (esse símbolo nacional) um artista "pimba" brasileiro? Não que tenha nada contra o senhor, mas brasileiro baseado em quê? Não havia nenhum artista português orgulhoso? Ou a emoção tirou-lhes a voz?

2) Os "heróis" chegaram, foram ao estádio, viram o povo, falaram de alegria e orgulho em ser português. O povo vibrou e gritou, mas alguém viu algum representante do governo? Ou da presidência? Não era a altura ideal para enaltecer os "heróis guerreiros"?

3) A FIFA...O melhor jogador do Mundial: Zinedine Zidane (esse mago do futebol), o mestre das cabeçadas! Mas os portugueses é que são violentos, correcto? O Deco um animal, o Petit um touro e o Ronaldo um fiteiro! Pois...tinham era de partir as pernas ao adversário! Provavelmente o 2º melhor é Boularouz (o senhor que arrancou a perna ao Ronaldo) e o terceiro? O senhor que pôs a chuteira na cara do Figo? Enfim...

4) Ganhamos o título de equipe que teve o futebol mais bonito! PARABÉNS! Mas apenas temos um jogador nos melhores do mundial? Mas só um baseado em quê? O Ricardo quase não defendeu penalties, o R. Carvalho quase que deixou passar um adversário, o Costinha pôs uma mão à bola (teria de ser à cara de alguém) e por aí em diante...

Bom no fim...somos muito pequenos :-(, mas apelo a todos: VAMOS TORNAR-NOS GRANDES!!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Meu caro,
Gostaria de parabenizá-lo pelo feliz post neste seu blog. Chamo-me Thales e sou daqui do Brasil.

Há pouco tempo atrás, antes de começar a Copa, escrevi um post dizendo um pouco do que tu falastes: da grande hipocrisia que gira em torno desse esporte e de como ele (e a mídia, é claro) tem o poder de desviar a atenção de milhões de brasileiros.

Parabéns pelo seu comentário.

HNunes disse...

1º Concordo, o hino em português teria sido divinal e a sensação provavelmente teria sido diferente. Alma enche-se na voz de Dulce Pontes. Provavelmente não se sentiram à altura da performance dos 23. Afinal, caso não tenham reparado, foi o Senhor brasileiro que em todos os programas acompanhado de seu filho à guitarra, cantou o hino.

2º Porque continuamos a escrever que somos "mediocres" e "pequeninos"? Baseado em quê? Acho que somos influenciados pela nossa própria "miopia"... Não somos assim tão mediocres embora a CNN tenha feito uma reportagem em q se referia a nós como "...the litle country..." isto e aquilo e tenha ido ao Montijo...

3º Quase que aposto que os membros do governo ou algum dos seus representantes lá estavam, a câmara é que não os focou. Mas, caso não tenham aparecido é porque a festa já tinha acabado e estavam a resolver problemas do País...(LOL)

4º Qto a este ponto não vale a pena comentar. Os actos ficam para quem os praticam. Fizemos o que nos pediram, comportamo-nos com Fair Play. Infelizmente a FIFA que tanto pede este tipo de comportamento, não reparou.

Já somos GRANDES e vamos ao poucos e poucos ser ainda maiores.

Nhufas

HNunes disse...

Caro Bruno
Não pude deixar de ler o comentário que fez e eis que fiquei indignada com a parte que diz respeito a cantora. Desculpe a minha ignorância mas, quando afirma: "O sepulcro desta senhora, lado a lado aos dos Presidentes da República Portuguesa Teófilo Braga ou Sidónio Pais é uma das razões que me leva a não gostar de História.", está a querer dizer que a mesma deveria ser enterrada no cemitério do Alto de S. João? Ou que os outros é que não deviam estar ao lado dela?
Diga-me por favor, porque eu não sei quem é que no México, Brodway, Lausana, Hollywood, Argélia, Grécia, Tunísia, Israel, etc conhece Teófilo, Sidónio, Garret, Junqueiro (sem dúvida grandes escritores portugueses que merecem o nosso respeito pela qualidade da literatura que possuem)? É que aí, conhecem a "grande artista". Também me poderia explicar quem foi o português que na década de 50 participou no Plano Marshal para a Europa.
Não acha que ao menos a forma como ela levou o nome de portugal aos 4 cantos do mundo (sim porque ela fê-lo) merecia um pouco mais?
Se critica algo como isso é porque concorda por exemplo que o nosso hino nacional seja cantado durante o mundial em todos os canais públicos e não só, para milhares de portugueses, por um pimba acompanhado pelo seu junior. Onde andava o Emanuel? Volta filho que estás perdoado.

Caso esteja interessado em saber quem é Amália e porque foi transladada para o local onde se encontra agora consulte este link http://amalia.no.sapo.pt/Biografia.htm

Não, não estou minimamente aborrecida com o que escreveu, só não percebi o seu analogismo entre a cantora e a bola. Mas, é natural que não tenha percebido, é que eu sou um pouco loura (e não loira).
Permita-me, mas acho que há pessoas que merecem estar onde estão e outras não. Amália merece.