terça-feira, junho 27, 2006

A barragem!

Todos nós conhecemos o Alqueva (para aqueles que não conhecem é uma pequena localidade no Alentejo onde há um muro!), o maior lago artificial da Europa! Mais uma vez conseguimos fazer algo muito grande no nosso país e elevar-nos internacionalmente (não é só o futebol...VIVA PORTUGAL!). Mas logo a seguir temos a capacidade incrível de fazer asneira!

Pois então que o Alqueva está poluído! E pensamos, mas poluído BASEADO EM QUÊ? Afinal só existe à 4 anos, tem um quantidade abissal de água e quase ninguém vive lá ao pé! E não é suposto ser um local de turismo de eleição? Com empreendimentos de luxo e campos de golfe? Um investimento que vai potenciar o regadio numa área de 110000 hectares? Mas como se a água está poluída?

Diz então um conhecido semanário português, que a barragem do Alqueva foi construída mas os "senhores" esqueceram-se de fazer/dar/potenciar....algumas ETAR para o tratamento das águas residuais das populações e explorações agrícolas que existem na zona! Que azar, pá! Para além disso os "nuestros irmanos" continuam a enviar os seus esgotos para o rio a jusante dos seus empreendimentos (engraçado não?). Será que é díficil acionar alguns dos mecanismos internacionais para que isto não aconteça? E começar a pensar as coisas com pés e cabeça e fazer as ETAR necessárias, é possível? Ou temos de esperar por "Alqueva 2: O atraso continua...".

Infelizmente somos peritos em não aproveitar as coisas que temos!!! E só para citar alguns exemplos: Algarve, Costa Vicentina, Tróia, Costa da Caparica, Rio Tejo...!!!!!!

Ao mesmo tempo li, nessa publicação "espessa", que existe uma empresa inglesa que desenvolveu uma garrafa biodegradável! Fantástico, excelente projecto! Espero que mais empresas adiram ao produto! Apenas "se me levanta" uma questão: esta garrafa começa a degradar-se ao final de 12 semanas, o que será que acontece à 13ª? Ficamos com uma poça de água na cozinha?

De salientar ainda que a empresa dedica uma parte dos lucros ao desenvolvimento de projectos para levar àgua potável a populações em África! Interessante.....uns poluiem e destroiem, outros limpam e desenvolvem! Dá que pensar não?!

4 comentários:

HNunes disse...

Realmente é deplorável. Os ambientalistas estão preocupados e até acham que isso pode comprometer o projecto turístico que prevê 16 mil camas. Mas, ouvi por aí dizer que o SR Orlando Borges (presidente do INAG), acredita que os empreendedores cuidarão de assegurar o mais sofisticado tratamento possível das águas residuais, de maneira a protegê-las do meio receptor: o rio Guadiana e as suas albufeiras. Eu cá digo: Esperemos que venha a ser uma realidade.

Qto à garrafinha feita de milho criada pela empresa britânica Belu,é uma invenção benvinda. Faz-me acreditar que o ser humanos será sempre capaz de encontrar uma solução para os problemas que ele mesmo cria. É para isso existem as mentes brilhantes.

Jokas, continua...

Pedro Amaro disse...

múido tu tás lá... peço-te apenas que complementes os teus posts com links para os locais onde leste as referidas notícias de forma a permitires que todos nós tenhamos acesso ainda mais informação :)
abraço

Unknown disse...

Eric!

Anotação tomada! Vou começar a introduzir os links relevantes!

Abraço

Unknown disse...

Amigo Bruno,

Temos de denunciar! Temos de nos preocupar e de tentar mudar as coisas que pudemos! Ficar à espera foi o que sempre se fez...e a coisa não melhorou!