terça-feira, junho 05, 2012

Bankia de surpresas....

O quarto maior banco de Espanha tem de ser nacionalizado! Aquilo que era até à alguns meses virtualmente impossível aconteceu...Espanha está em dificuldades e pode vir a ser resgatada.

Mas a culpa agora é da Bankia? Mas baseado em quê?

Não a culpa não é da Bankia mas de uma acumulação de erros que levaram a esta situação e que parecem ser apenas a ponta do icebergue. Em 2009 interveniu-se na CCM e apareçam os primeiros problemas das Cajas de Ahorro, que com a construção desenfreada em Espanha tinham assumido compromisso e investimentos milionários tornando-se empresas influentes e poderosas. Mas chegou o ano 2008 e os ditos investimentos não tinham comprador e a sua valorização era duvidosa. Começam-se a acumular dividas e necessidades de financiamento e de aprovisionamento e o Estado é chamado a acudir, até aqui nada que não fosse normal na época.

De repente alguém se lembra, não de corrigir a situação pela origem mas sim de a dissipar pelo volume. Juntando todas as Cajas com problemas com as que não "teriam" problemas poderíamos criar uma grande instituição financeira que poderia engolir o problema financeiro existente. Cria-se o Bankia que não é mais que a fusão de 9 bancos regionais entre eles a toda poderosa CajaMadrid.

A Bankia é uma instituição tão bonita que entra na bolsa e consegue atrair 350 mil novos investidores. Tudo isto num ambiente económico tão hostil como o que se vivia em 2011 o que fazia querer que o projecto seria um êxito e uma vitoria espectacular de uma estratégia diferente.

Pois até que chegou a 2012 e a Bankia não se consegue financiar para algo tão básico como dar o dinheiro aos seus depositantes. As necessidades de financiamento são tão grandes que o plano de austeridade do Governo não é capaz de gerar activo suficientes para o buraco.

Procuram-se agora culpados e parece ser que a sociedade espanhola não quer acreditar na não envolvência de partidos políticos, empresários, famílias ricas e importantes e até no próprio Banco de Espanha que aprovou as contas da Bankia e a sua colocação na bolsa. Desejam-se culpados e condenações e espera-se que esta situação não possa escapar com impunidade.

Agora a Europa desconfia da Espanha e de repente o povo Espanhol vê-se a braços com algo que não esperava...mais austeridade e um possível resgate. Toda a publicidade positiva dos últimos anos é posta em causa e a situação pode ser tão má como em Portugal, Irlanda e Grécia.

Esperam-se resoluções importantes nos próximos dias mas entretanto o euro desceu em 15 dias mais 10% face ao dólar...

1 comentário:

Unknown disse...

Até parece que estava a adivinhar...anunciado o resgate bancário a Espanha...