terça-feira, maio 15, 2012

O Pingo Doce e a miopía

No dia 1 de Maio celebrou-se o dia do trabalhador. Neste dia trabalhadores e sindicatos manifestam-se e celebraram os direitos do trabalhador e aquilo que tão arduamente vem sido conquistado. Também é o momento em que normalmente o povo se manifesta contra os patrões e contra as ultimas decisões impopulares do Governo. Isto é assim todos os anos. Por outro lado é um dia de descanso em que muitas familías almoçam juntas, passeam nos parques e praias e passamos tempo uns com os outros.

Este ano além de tudo isso também foi dia de compras. A recente crise faz com que qualquer oportunidade seja boa para mostrar a nossa produtividade e portanto era possível comprar nos grandes hipermercados (não no comércio tradicional que perde mais uma oportunidade).

No meio de tudo isto houve uma campanha de marketing do Pingo Doce: quem comprasse mais de 100€ teria um desconto de 50% nas suas compras. A campanha foi publicitada nas lojas e a partir daí as redes sociais e o boca a boca fizeram o resto. Resultado: o maior caos jamais registado nas lojas, todos queríamos comprar no Pingo Doce!!!!

Os partidos de esquerda e os sindicatos pediram explicações ao Governo (alguém se esqueceu de dizer que a JM é uma empresa privada) falou-se em boicote, mensagem política, etc... Estão a haver investigações porque a autoridade da concorrência tem de falar e porque a Sonae não gostou que alguém desse um desconto alto sem ser em cartão?

No fim de isto tudo e da multitudinaria publicidade que ganhou o Pingo Doce transmitindo a todos que é o mais barato todos nos esquecemos da interpretação mais fácil...Estamos em CRISE e com a corda na garganta. O povo falou contra a austeridade, contra as manifestações, contra as lutas infrutíferas, contra a oposição de trazer por casa e contra a dinâmica global. Não não foi consumismo, foi apenas dizer que está em causa a sobrevivência.

MAS BASEADO EM QUÊ é que toda a gente é míope a analisar o que se passou?

Sem comentários: