segunda-feira, novembro 05, 2007

Desenvolvidos ou Parasitas?

Deveriamos mudar a forma como medimos o grau de desenvolvimento dos países e economias...
Deveriamos ter a coragem de impôr impostos ecológicos e taxas de poluição a todos os produtos...
Deveriamos implementar políticas de poupança de energia, de controlo de poluição, de emissão de CO2, de produção de resíduos sólidos, de renovação de floresta, de poupança de àgua enfim políticas de verdadeira preocupação ecológica...
Deveriamos ter a força necessária para penalizar as importações de determinados países, tal como em seu tempo fizemos com os impostos aduaneiros.

BASEADO EM QUÊ? Baseado simplesmente no facto de não ser justo que as chamadas economias desenvolvidas do mundo mostrem tantas relutânicas em mudar hábitos por não ser economicamente vantajoso. Baseado no crescimento de algumas economias em vias de desenvolvimento que já não podem fazê-lo da mesma forma que outrora, porquê? Simplesmente porque o contexto mudou!

A verdade é que o mundo está mais uma vez a mudar. Talvez dentro de alguns anos denominemos esta mudança a Revolução Ecológica!

Hoje em dia já não basta um país ter baixas taxas de desemprego, energia, infra-estruturas, educação e cultura. É necessário oferecer mais que produtos, serviços ou criação de riqueza.
É necessário mais, é necessário pedir ao Governo, às empresas, às ONG, às famílias, aos vizinhos e a nós próprios preocupação com a sustentabilidade ecológica do que fazemos.

Assim sendo, e tendo em conta que esta nova necessidade existe e não pode ser classificada em efeitos puramente financeiros deveriamos re-equacionar a definição de desenvolvimento com base neste nova variável e atribuindo-lhe a importância que tem.

O "agente Smith", no filme Matrix, diz a certo momento que apenas os parasitas têm um comportamento semelhante ao nosso. Assim está mais do que no momento de decidirmos: Desenvolvidos ou Parasitas?????

3 comentários:

Nelson S. disse...

caro amigo, ja dizia o gandi, esse granda maluco, que o nivel de desenvolvimento de um povo se via pla maneira como se tratavam os animais.

Anónimo disse...

100% de acordo. Baseado em quê? Na crença de que a maioria das vezes somos mesmo parasitas e pseudo-desenvolvidos...

Anónimo disse...

Claramente parasitas! O porquê é muito básico..

Quantos de nós estamos dispostos a deixar de andar de carro e passar a andar de transportes, com maus horários e etc e tal.. é só um exemplozito prático. Vamos todos de férias de carro, ou avião ou ... sempre no bem bom!!!!! a partir daqui há muitas discussões que se podem fazer, e que se fazem. Mas só por falar mudam-se mentalidades??????????