sábado, dezembro 30, 2006

O final do Ano!

Chegamos ao fim de 2006. Passou-se mais um ano, 365 dias para ser mais correcto (começo a viciar-me no gato fedorento). 365 dias em que todos tivemos bons e maus momentos, onde vivemos felicidades e angústias, onde nos rimos e mais importante vivemos.

Foi um ano complicado, acho que para todos (tirando aqueles 2% da nossa sociedade que nada sentem!), com grandes perturbações, com grandes sacríficios e cheios de preocupações com a economia de portugal, com os impostos, com a inflação, com a imigração, com o preço do petróleo, etc...

Foi um ano também de alegrias, fomos o 4º classificado no Campeonato do Mundo de Futebol, fomos distinguidos nas mais variadas facetas do desporto, a bolsa recuperou e toda a gente ganhou dinheiro com a GALP (pela primeira vez soube-nos bem o preço da gasolina e os lucros astronómicos da empresa), entramos no mapa das energias renováveis (com importantes projectos a nível de energia eólica, energia solar, biodiesel e energia baseada no movimento das ondas...seja lá qual for o nome...), tivemos algumas empresas condecoradas, e conseguimos importantes vitórias contra cartéis económicos (o caso dos arredondamentos das taxas, e mais recentemente investigações às gasolineiras).

Mas enfim, continuamos pobres, na cauda da União Europeia, e tristes de sermos portugueses...(não que seja o meu sentimento, mas pressinto que é algo generalizado)

Queria então fazer a seguinte pergunta...O que fizeste TU para mudar algo?
MAS BASEADO EM QUÊ, perguntas?

Bom, simples, pensando bem demasiado simples. Todos nós temos o poder de mudar, nem precisamos de muito esforço, apenas de fazer um monte de coisas pequenas para que as coisas consigam mudar:
- Plantar uma árvore,
- Apadrinhar um animal,
- Dizer bom dia, e olá quando encontramos os vizinhos,
- Ter voz activa junto da nossa comunidade,
- Reclamar de forma correcta sempre que somos mal servidos,
- Poupar um euro por dia para solidariedade,
- Mudar as lâmpadas de casa,
- Ler um livro,
- etc...

De facto apenas (parece uma tarefa de Leão) temos de influenciar quem podemos, os nossos amigos mais próximos, para que a coisa possa melhorar e consigamos fazer algo de diferente.

Será que o conseguimos começar em 2007?

3 comentários:

HNunes disse...

Bem, posso dizer que dentro das sugestões efectuadas por Ti, penso ter contribuído. Baseado em quê???

Ora vejamos,hum... sim plantei... sim reclamei...pois, hum...também, etc...

Mas para mim o mais importante este ano, foi o facto de ter conseguido apoiar e estar ao lado daqueles de quem gosto. Foi um ano em q dei, dei, dei, dei e não me arrependo pois sei que, contribui para que alguém fosse melhor.

2006 foi tal como dizes um ano em que aconteceu de tudo um pouco. Em relação a 2007, poderá ser sempre um ano de continuidade mas, só o será se, cada um de nós parar e conscientemente, fizer uma análise de si próprio e esta for:
- isenta;
- honesta;
- sincera;
- sem preconceito;
- sem juízos de valor;
- etc;

Ninguém consegue fazer muito pelo próximo, quando acha que, caso este não estivesse bem, diria algo. Nós pecamos qdo esperamos q algo aconteça para estar ao lado.

Só seremos capazes de dizer "Olá ao vizinho", quando ganharmos esse hábito com os nossos amigos, convenhamos que um olá não se diz aos amigos nem ao vizinho, só qdo nos apetece. No mínimo o "vizinho" vai achar que somos mal educados e os amigos, esses, dão um desconto.

Só seremos capazes de marcar a diferença quando, nós mesmo, aceitarmos que todos os amigos merecem o mesmo tratamento até os especiais. Se conseguirmos a proeza de os juntar todos na mesma sala, nem que seja para uma jogatana, não precisamos de dizer-lhes seja o que for. Eles sentem.
Nesta altura estaremos de certeza preparados para fazer a diferença no dia a dia.

Em suma, melhoremo-nos primeiro e depois, com calma, marquemos a diferença em sociedade.

E TU o que fizeste? Um bom 2007.
Jokas

Nelson S. disse...

pronto la chegou o chato. eu em 2006 fui chato, muito chato, nao plantei, reclamei sempre que pude (com ou sem razão) nao apadrinhei animal nenhum nem o quero fazer, gastei todos os euros que tinha para a solidariedade em alcool e tabaco, deixei de dizer bons dias a muita gente (incluindo vizinhos) e tive vaoz activa, mesmo que ninguem me tenha dado ouvidos. Isto so para dizer que nao gosto mesmo nada de gente boazinha. um bom 2007

Unknown disse...

Os nossos amigos estão claramente dentro de um foro que merece ser protegido. É do nosso interesse tratar bem os amigos e protegê-los do possível.

Num entanto sofremos todos influências de uma sociedade que não é justa e que não é a proteger os amigos que se vai conseguir mudar.

Este meu apelo "faz voz" a esse movimento, que é muito mais de foro externo e que pode mudar muitos hábitos e talvez melhorar, nem que seja o sentimento de mediocridade que guardamos dentro de nós!

Neste sentido impõe-se a pergunta a todos que visitam este blog... QUE FIZESTE TU?